Espaço ANS

O IDSS é conhecido como a nota das operadoras de saúde. O resultado do índice demonstra como o mercado está se comportando nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para os milhões de beneficiários de planos de assistência médica e  odontológicas que compõem o setor de planos de saúde no Brasil.

Indicadores 

Para definir o Índice de Desempenho de cada operadora, foram analisados diversos indicadores distribuídos nas quatro dimensões. São eles: Qualidade em atenção à saúde, Garantia de acesso, Gestão de processos e regulação e Sustentabilidade no mercado.

IDSS 2024 – Ano Base 2024

Pesquisa Satisfação

A. ATENÇÃO À SAÚDE

Nos 12 últimos meses, com que frequência o (a) Sr.(a) conseguiu ter cuidados de saúde (por exemplo: consultas, exames ou tratamentos) por meio de seu plano de saúde quando necessitou?
Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) necessitou de atenção imediata (atendimentos de urgência ou emergência), com que frequência o (a) Sr.(a) foi atendido pelo seu plano de saúde assim que precisou?
Nos últimos 12 meses, o (a) Sr.(a) recebeu algum tipo de comunicação de seu plano de saúde (por exemplo: carta, e-mail, telefonema etc.) convidando e/ou esclarecendo sobre a necessidade de realização de consultas ou exames preventivos, tais como: mamografia, preventivo de câncer, consulta preventiva com urologista, consulta preventiva com dentista, etc?
Nos últimos 12 meses, como o (a) Sr.(a) avalia toda a atenção em saúde recebida (por exemplo: atendimento em Hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros)?
. Como o (a) Sr.(a) avalia a facilidade de acesso à lista de prestadores de serviços credenciados pelo seu plano de saúde (por exemplo: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, hospitais, laboratórios e outros) por meio físico ou digital (por exemplo: guia médico, livro, aplicativo de celular, site na internet)?

B. CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) acessou seu plano de saúde (exemplos de acesso: SAC – serviço de apoio ao cliente, presencial, aplicativo de celular, sítio institucional da operadora na internet ou por meio eletrônico ) como o (a) Sr.(a) avalia seu atendimento, considerando o acesso às informações de que precisava?
Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) fez uma reclamação para o seu plano de saúde (nos canais de atendimento fornecidos pela operadora como por exemplo SAC, Fale Conosco, Ouvidoria, Atendimento Presencial) o (a) Sr.(a) teve sua demanda resolvida?
Como o (a) Sr.(a) avalia os documentos ou formulários exigidos pelo seu plano de saúde (por exemplo: formulário de adesão/ alteração do plano, pedido de reembolso, inclusão de dependentes) quanto ao quesito facilidade no preenchimento e envio?

C. AVALIAÇÃO GERAL

Como o (a) Sr.(a) avalia seu plano de saúde?
. O (a) Sr.(a) recomendaria o seu plano de saúde para amigos ou familiares?

INFINITY divulga índice de reajuste para contratos empresariais com até 29 vidas

A Agência Nacional de Saúde – ANS, por meio das Resoluções Normativas nº 509 e 565, determina que contratos de planos empresariais com até 29 vidas sejam agrupados para cálculo de reajuste. Com isso, todos os contratos nessa condição recebem o mesmo índice de correção, em um modelo chamado pool de risco.
Criado em 2013, esse mecanismo tem como finalidade distribuir os custos dos planos de saúde entre diversas empresas de pequeno porte. Dessa forma, evita-se que contratos com poucos usuários sofram aumentos excessivos, garantindo maior estabilidade e continuidade dos serviços.

Período de vigência do reajuste
O índice calculado é válido para o ciclo compreendido entre maio de um ano e abril do ano seguinte.

Quem participa do agrupamento
Todos os contratos empresariais com até 29 vidas são automaticamente incluídos no pool de risco, conforme exigência da ANS. O percentual de reajuste é padronizado para todos os acordos que fazem parte desse grupo, sendo aplicado no mês de renovação de cada contrato.

Compromisso com a transparência
A INFINITY disponibiliza, abaixo, o relatório com os contratos participantes do agrupamento, juntamente com o percentual de reajuste definido para o período vigente.

Pool de Risco

Reajuste aplicado nos contratos da data base de maio/2025 a abril/2026: 6,54%